Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Outorga água subterrânea: entenda o que é e as vantagens do seu uso
A outorga água subterranea é um instrumento de gestão que regulamenta a exploração da água subterrânea. Através desse mecanismo, as águas subterrâneas são controladas para garantir o uso adequado, conservando-as, previnindo contra a sua contaminação, e tratando da sua redistribuição equitativa. O que é a outorga água subterrânea?
A outorga água subterrânea é um documento emitido pelo governo que autoriza o uso de água para finalidades específicas e limitadas por um período determinado. Ela passa a ser válida quando assinada pelo governante responsável pela emissão desse documento. O seu objetivo é regular o uso da água subterrânea para garantir que não haja desperdício ou mau uso. Como funciona a outorga água subterrânea? A outorga água subterrânea regulamenta e autoriza o uso da água de forma segura. Incluídas nessa autorização, estão técnicas de mapeamento geofísico, a proteção do seu uso e contra a sua destruição, bem como a reposição periódica das fontes. O uso da água subterrânea também exige que o local onde ela é captada seja fiscalizado junto ao Instituto Nacional de Mineração – DNPM. Por meio de um mapeamento geofísico, é possível identificar onde se encontram as reservas de água subterrânea, e a quantidade de água que cada reserva contém. Vantagens da outorga água subterrânea
1. Segurança: A outorga água subterrânea garante a segurança da água subterrânea, que é vital para a população, especialmente em regiões áridas. 2. Gestão: A outorga água subterrânea permite a fiscalização e o controle do uso da água subterrânea, o que facilita a gestão dos recursos hídricos. 3. Proteção: Essa autorização regulamenta e protege a água subterrânea evitando o seu mau uso, conservando-a para o futuro. 4. Responsabilidade: A outorga água subterrânea providencia o uso responsável da água subterrânea, garantindo equidade entre aqueles que terão acesso à ela. Para obter autorização para o uso da água subterrânea, é necessário realizar um estudo de mapeamento geofísico. Nesse mapeamento são verificados parâmetros como potencial hidráulico, vazão, qualidade da água, nível freático, entre outros. Para isso, conte com a ajuda da GVH Serviços.