Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Geofísica gpr: saiba mais sobre esta técnica avançada
A geofísica gpr é uma área científica aplicada que utiliza sinais eletromagnéticos para gerar levantamentos e mapas subsolos. Esta técnica é particularmente útil para imobiliárias, mineradoras, agricultores, engenheiros, geólogos e arqueólogos.
O que é geofísica gpr?
Geofísica gpr é uma sigla que significa “Goround Penetrating Radar” que em tradução livre é “Radar de penetração de solo”. Esta tecnologia é composta por equipamentos muito sensíveis que conseguem enviar e receber sinais eletromagnéticos e em seguida traduzir estes sinais em levantamentos detalhados do subsolo.
Como funciona a geofísica gpr?
A geofísica gpr envolve o uso de cabos que são conectados a equipamentos sensíveis, que normalmente são instalados ao solo. Estas antenas podem ser operadas à mão ou por veículos, dependendo da região e do terreno a ser explorado. Estes equipamentos se comunicam por meio de transmissão de sinais eletromagnéticos para este solo, que por sua vez reflete estes sinais para o aparelho GPR. Quando cada sinal é refletido, é interpretado pelo computador a fim de criar um levantamento detalhado dos subsolos.
Vantagens da geofísica gpr
- Visualização detalhada de profundidades até 200 metros;
- Observação de áreas difíceis de acessar pelas outras técnicas;
- Investigações às áreas subterrâneas antes das obras de construção;
- Análise baseada em dados em tempo real;
- Altos níveis de precisão para levantamentos;
- Testes de solo em diversos terrenos variados.
A geofísica gpr tem trazido benefícios para diversos setores da indústria hoje em dia. Esta técnica tem possibilitado a realização de pesquisas e levantamentos das áreas subterrâneas que antes era difícil de serem alcançados. Se você deseja conhecer melhor sobre como aplicar os benefícios da geofísica gpr em seus projetos, contate a GVH Serviços especialistas no segmento de geofísica.